terça-feira, 23 de junho de 2015

O Bom Senso É SABEDORIA E RAZOABILIDADE. Todos devem ter um pouco!!!!


Bom Dia detetives do Brasil.
BOM SENSO !!!
Estamos passando por momentos importantíssimos em nossa profissão. Não podemos deixar que problemas pessoais invadam a área profissional e cause danos irreversíveis a nossa regulamentação.
Problemas individuais se resolvem entre as partes.
Problemas coletivos/profissionais entre a categoria.
Chega de mesquinhez, arrogância, falta de ética, falta de respeito entre os colegas.
A Comissão pouco pode fazer para aparar estas arestas, mas muito pode fazer para aclamar a todos pelo BOM SENSO.
Um abraço à todos.
Itacir Flores
Presidente da Comissão.

LEIA MAIS SOBRE BOM SENSO


Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade,1 e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. Pode, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização, auto-controle e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.

O bom senso é por vezes confundido com a ideia de senso comum, sendo no entanto muitas vezes o seu oposto. Ao passo que o senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto, o bom senso é ligado à ideia de sensatez, sendo uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso."

O Bom Senso vai muito além da capacidade de discernir o certo do errado. O bom senso esta diretamente ligado a capacidade intuitiva do ser humano de fazer a coisa certa, é elementar que está ligado a moral, de maneira que o bom senso praticado por um cristão, poderá ser interpretado de forma diferente por um Islã ou judeu. Também reflete a cultura e o meio a qual o ser humano vive, falar a coisa certa e pensar na coisa certa em momentos inusitados ou não. O Bom senso não envolve tanto uma reflexão aprofundada sobre um determinado tema, lugar ou situação (isso já entraria no campo da reflexão), mas sim a capacidade de agir e interagir,obedecendo certos parâmetros da normalidade, face uma situação qualquer, guiando-se por um senso comum e quase que completamente intuitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.